Aluno :: Colégio Equipe de Juiz de Fora-MG

Educação Integral

“Verde Horta” (ciências da natureza)
Esta oficina consiste em acompanhar o desenvolvimento das plantinhas da horta da escola. As crianças farão todo o movimento de cultivo e cuidado: plantar, adubar, podar, aguar etc.

“Culinária Animada” (linguagem matemática)
Nesta oficina as crianças conhecerão receitas, ingredientes e diferentes alimentos para a preparação de receitas simples, utilizando também os alimentos da horta da escola.

“Conte-me uma história” (linguagem oral)
A oficina ofertará às crianças ouvir histórias de diferentes temas e regiões, a fim de conhecerem novas culturas. As crianças recontarão as histórias e ilustrarão, representando-as com o material que desejar, dando asas à imaginação.

“Brincar e aprender” (cognitivo/movimento)
Nesta oficina, as brincadeiras tradicionais serão resgatadas através de cantigas de roda e gincanas valorizando o movimento corporal. A cada semana, as brincadeiras serão pesquisadas pela professora e pelas famílias que enviarão para a escola sugestões e lembranças das brincadeiras que vivenciavam na infância.

“Re-criar, Re-crear” (desenvolvimento cognitivo e social)
Nesta oficina, as crianças inventarão brinquedos e brincadeiras a partir de materiais e objetos disponibilizados pela professora, como tecidos, lãs, sucatas, materiais recicláveis, tintas, papeis, entre outros.

“Cinema na escola” (conhecimento de mundo/linguagens)
Em roda, as crianças conversarão sobre filmes que já assistiram e contarão histórias que já presenciaram. Com o intuito de imaginar e criar novas possibilidades, a professora, junto com as crianças, começará a escrever um roteiro de um filme, em que a escola será o cenário e as crianças serão os atores. Quando o roteiro estiver pronto, a professora marcará um dia para a filmagem e, na outra semana, todos assistirão ao filme produzido por eles.

“Yoga com história” (relaxamento/conhecimento de mundo)
Com esta oficina, as crianças poderão ouvir histórias encantadoras e relaxantes, fazendo os movimentos de Yoga de acordo com a história. Conhecerão mais sobre a cultura da Yoga, como seus ensinamentos, cumprimentos, valores etc.

“Artesanato” (artes visuais)
Na oficina de artesanato, as crianças terão contato com diversos materiais artísticos (tecidos, papeis, tintas, massinha, argila, azulejo, grãos e alimentos crus, barbante, fitas, cola colorida, lantejoulas, brocal etc) para realizarem produções coletivas e/ou individuais.

“MPB” (musicalização)
Nesta oficina, as crianças cantarão e se encantarão com as músicas apresentadas na roda. Faremos um resgate da música de qualidade e apresentaremos para as crianças a música popular brasileira, ampliando o repertório musical.

“Brincarte” (desenvolvimento cognitivo e social)
Nesta oficina, as crianças poderão brincar livremente com os brinquedos da escola e brinquedos trazidos de casa, sempre com a mediação e participação da professora nas brincadeiras.

“Infoplay” (desenvolvimento cognitivo)
Neste momento, as crianças terão contato com o mundo digital e as tecnologias da informação, podendo jogar nas mesas digitais (Playtable) e no laboratório de informática.

Confira a agenda anual de Educação Integral