Aluno :: Colégio Equipe de Juiz de Fora-MG

DANÇA na escola

A dança moderna endereçada aopúblico infantil, será ministrada com o objetivo de desenvolver as potencialidades físicas e criativas das crianças através de um olhar artístico e lúdico. A dança educativa moderna se apresenta como um contra ponta á proposta do balé clássico, em contrapartida liberta o corpo infantil preservando sua espontaneidade de movimento, desenvolvendo em conjunto a técnica e expressão.

De acordo com os parâmetros Curriculares Nacionais de Artes, referente à área específica de dança, é importante que o corpo não seja tratado como um mero instrumento, mas como um veículo e forma de comunicação. Dessa maneira, pouco adianta ensaiar uma coreografia exaustiva se esta for produto de uma atividade puramente mecânica e alienante.

As aulas buscarão contemplar junto ao aluno a experimentação e o auto conhecimento do seu corpo, desenvolvendo ao mesmo tempo sua expressividade artística. Há uma preocupação em se preservar o olhar da criança e as vivências inerentes a esta fase, como as bricadeiras e todas as manifestações presentes no universo e no imaginário infantil, que serão abordadas de maneira educativa no decorrer das aulas de dança.

A criança terá a oportunidade de experimentar a plasticidade de seu corpo e exercitar suas potencialidades motoras e expressivas através da dança. Esta prática artística é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, que desenvolve a sensibilidadde, a percepção e a imaginação do educando.

Benefícios:

- Concentração, socialização e disciplina

- Desenvolvimento da coordenação motora

- Desenvolvimento das habilidades artísticas

- Melhorar a auto-estima

A pedagogia do FUTSAL no contexto educacional da escola

A oficina em questão aborda o trabalho do esporte na escola e temcomo objetivo sugerir uma sistematização dos conteúdos do futsal no âmbito da educação física escolar. O ensino do futsal no contexto escolar tem três eixos exploratórios: o como ensinar (procedimentos pedagógicos), o que ensinar (conteúdos) e o quando ensinar (séries do ensino fundamental).

Os conteúdos do futsal escolar abrangem desde as habilidades mais simples como o domínio do corpo e atividades de manipulação de bola para as séries iniciais do ensino fundamental at´habilidades específicas de cada função tática dos jogadores e sistemas de ataque e defesa para as últimas séries do ensino fundamental, procurando diversificar ao máximo a prática do aluno. Assim, com a vivência prática aliada aos conceitos teóricos, o profissional de Educação Física consegirá propor mudanças (e mudar) o ensino do esporte da escola e, conseuentemente, dar continuidade a educação física escolar.

Oficina de TAEKWONDO

O Taekwondo pode ser visto como atividade corporal num primeiro momento, mas um olhar mais atento conseguirá distinguir várias frentes de desenvolvimento simultâneos: para fins terapêuticos, autodefesa, auto-controle, coordenação, auto confiança, equilíbrio, concentração, entre outros. O trabalho mental realizado é fantástico, fazendo com que as crianças tenham que memorizar movimentos que vão se tornando cada vez mais complexos.

Oficina de CAPOEIRA

A finalidade é conscientização dos benefícios da capoeira, como possibilidade de trabalho, tornando-se capaz o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor, de modo que os educandos aprimorem seus movimentos e sua expressão corporal assim como desenvolvam a aquisição de conhecimentos e respeito mútuo com os colegas e professores.

Teste

Confira a agenda anual de Ensino Fundamental I

Apoio Educacional

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES SÉRIE A SÉRIE

Nosso compromisso vai muito além de fornecer soluções didáticas. Buscamos contribuir, ativamente, para o desenvolvimento de cidadãos preparados e para o sucesso de nossos alunos em sua formação acadêmica.