Notícias Gerais

Mostra de Arte e Ciências 2018

Publicada em 20/08/2018

Cultura, Arte, Educação, Originalidade e Criatividade. Essas são as marcas do projeto “A música move a história ou vice-versa?” que acontecerá no mês de setembro no Colégio Equipe de Juiz de Fora.
Nesse ano, trabalharemos com a temática da História do Brasil e do Mundo e sua relação com a Música dos anos 50 até a década atual.

Justificativa:

É muito importante mantermos viva a história da música popular brasileira e seus representantes, intérpretes e compositores, pois estas manifestações artísticas de um povo estão diretamente ligadas à cultura, lutas e pensamentos sociais e históricos. Realizar um projeto com esta consistência e continuidade histórico-musical é mostrar o quanto valorizamos e investimos na união da Educação com a Cultura dando outro entendimento para a Educação.
Os alunos do 6º EF II até 9º EF II serão divididos em grupos e após pesquisa criarão uma apresentação em mídia retratando os fatos históricos marcantes em cada década estudada. Poderá ser um documentário, noticiário ou produção artística (peça teatral). Programa de computação sugerido: Windows Movie Maker. Também criarão uma apresentação musical trazendo as principais apresentações musicais. Cada grupo de trabalho será acompanhado por um professor orientador escolhido pelos alunos.
As apresentações dos fatos históricos acontecerão nas salas de aulas para os alunos e as artísticas no ginásio do Colégio Equipe nos dias 13 e 14 de setembro. Pela manhã para os alunos e a tarde para os pais.

Divisão das décadas e seus fatos históricos a serem pesquisados:

• Educação Infantil até 2º EF I: Musicais.
  • 3º EF I: Década 1950.
  • 4º EF I:  Década 1960.
  • 5º EF I: Década 1970.

Obs.: todos os trabalhos e apresentações destes anos acontecerão nas dependências do Colégio Equipe de Juiz de Fora.

• 6º EF II: Década de 1980 - Diretas já / Assembleia Constituinte / Queda do muro de Berlim / Olimpíadas de Moscou / Acidente de Chernobyl / Copa de 82.
  • 7º EF II: Década de 1990 - Guerra do Golfo / Fora Collor - Caras Pintadas / União Europeia e o Euro / Plano Real e FHC / Copa de 94 / Fim da União Soviética.
  • 8º EF II: Década de 2000 -  Governo Lula 2002 / Epidemias: Gripe Aviária, Gripe A e Sars / 11 de setembro e a guerra contra o terror / Mensalão / Tsunami de 2004 / Crise Econômica de 2008.
  • 9º EF II: Década de 2010 - A crise econômica mundial / A popularização dos dispositivos móveis / O governo Dilma / Operação Lava Jato / A Primavera Árabe / Ruptura da Barragem em Mariana.

Veja abaixo o projeto completo!

Projeto.pdf