Projeto Saúde Emocional dos Vestibulandos

A preparação para o vestibular constitui-se como um dos períodos mais desafiadores para os adolescentes e jovens adultos. Quando a ansiedade ultrapassa o nível da normalidade, pode prejudicar o desempenho dos alunos durante a prova, além de gerar imenso sofrimento psicológico.

Sabendo disso, a partir de setembro será oferecido pelo Colégio Equipe de Juiz de Fora o  projeto Saúde Emocional dos Vestibulandos. A proposta refere-se à realização de encontros semanais para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que farão as provas do PISM-UFJF, ENEM e demais vestibulares.

Esses encontros têm como objetivo a redução de estresse e ansiedade envolvendo técnicas cognitivas e comportamentais, assim como práticas de terapia cognitiva baseada em mindfulness (Atenção Plena).

Os dias e horários do grupo serão acordados com a disponibilidade dos alunos. O limite de participantes de cada grupo será de 12 e a quantidade mínima de 5 alunos por grupo. Caso seja necessário, é possível montarmos vários grupos.

O trabalho será realizado pela Psicóloga Gabriela Reis mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha do Desenvolvimento Humano e Processos Psicoeducativos. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental. Também possui formação em mindfulness.

Clique aqui e assista a reportagem da TV Integração sobre o assunto!

Atenciosamente!

Coordenação Pedagógica 2017.