eqp 112 01-06-2017 a

Projeto: Redação 1.000

Justificativa:

Com a necessidade de uma boa REDAÇÃO para aprovação em concursos pelo Brasil, criamos nova estrutura pedagógica que propicie ao aluno a realização e correção semanal de uma redação nos moldes do ENEM-MEC.

Objetivos:

• Aumentar quantidade e qualidade das redações;
  • Dar feedback especializado aos alunos do Colégio Equipe de Juiz de Fora;
  • Proporcionar novas experiências com a prática da escrita nos moldes ENEM;
  • Aumentar a prática de leitura dos alunos;
  • Deixar aluno atualizado com os acontecimentos pelo Brasil e pelo Mundo.

Desenvolvimento:

Semanalmente apresentaremos no site do Colégio de Juiz de Fora, um tema como motivação para desenvolvimento de uma redação do tipo dissertativo-argumentativo. O aluno será responsável em fazer as leituras, pesquisar sobre os temas e produzir seu trabalho. Todas as observações serão devidamente explicadas e orientadas nos moldes das correções do Exame Nacional do Ensino Médio.

Público-alvo: alunos das três séries do Ensino Médio.
Correções e feedbacks: todas as avaliações serão lidas e avaliadas por uma banca de corretores. Equipe especializada e experiente de professores de Língua Portuguesa do Colégio Equipe de Juiz de Fora.

Veja algumas orientações do Guia do Participante - Redação ENEM - MEC:

O candidato deve redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.

Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Na redação, é preciso defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. A letra tem de ser legível e o texto deve estar de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. O candidato precisa mostrar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado que respeite os direitos humanos.

Nota: Receberá nota zero a redação que não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo. Além disso, os participantes terão a prova de redação anulada caso a entreguem sem texto escrito ou que não passe de sete linhas.

Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como desrespeito aos direitos humanos, não serão admitidos. Tampouco redações com parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Fonte: INEP - 09/08/2016

TEMAS: