Proposta Pedagógica :: Colégio Equipe de Juiz de Fora-MG

proposta pedagógica

Um colégio que preza pela qualidade de ensino e formação de pessoas.

A proposta pedagógica do Colégio Equipe de Juiz de Fora visa ao crescimento do aluno, observando os processos de desenvolvimento e de aprendizagem ao longo de sua permanência na escola. Considerando que diversas ações contribuirão para a concretização da sua missão, o Colégio Equipe de Juiz de Fora oferece atividades que permitem os alunos formas e níveis diferentes de compreensão e expressão de conhecimentos, valores éticos e estéticos. Além das disciplinas que integram a grade curricular, as atividades complementares possibilitarão aos alunos não só o enriquecimento da formação recebida no trabalho com os diversos conteúdos, mas também sua importante formação como cidadão.

O domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia e das artes, constituem meios básicos para a formação do aluno nos aspectos das capacidades fundamentais das competências e dos valores para o exercício da cidadania. Na seleção e no trabalho com os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, são levados em conta conceitos, procedimentos e valores que permitam ao estudante a aquisição das capacidades ou competências selecionadas pela escola e preconizadas pela lei. O Ensino Médio consolida e aprofunda as aprendizagens realizadas no Ensino Fundamental, bem como desenvolve a capacidade de continuar aprendendo.

Sendo assim, a preparação do educando passa pelo exercício de seus direitos e deveres enquanto cidadão e pelo desenvolvimento de competências para se adaptar às condições de mudança constante no mundo das ocupações. Além disso, para constituir uma identidade própria, o educando precisa se aprimorar como pessoa humana, aprender a ser crítico, ético e intelectualmente autônomo.