Aprender brincando: qual a importância de um ensino lúdico? ::Notícias :: Colégio Equipe de Juiz de Fora-MG

Aprender brincando: qual a importância de um ensino lúdico?

Publicada em 11/07/2022

Meta: Adotar uma metodologia lúdica permite que crianças e adolescentes se desenvolvam e aprendam enquanto brincam. Saiba mais sobre a importância de um ensino lúdico!

O ato de brincar faz parte da infância. Além de ser divertido, possibilita desenvolvimentos na esfera cognitiva, social, biológica e afetiva. A brincadeira é um momento de experimentação e de curiosidade, de modo que a criança é estimulada a pensar criativamente, a se concentrar e a ser mais autônoma e confiante.

Na educação, não é diferente. Adotar metodologias lúdicas na aprendizagem pode ajudar tanto no aspecto cognitivo, quanto no psicológico, social e afetivo.

O ensino das artes e uma metodologia mais lúdica estimulam, inclusive, a expressão do aluno como indivíduo, através de sua sensibilidade e de suas emoções. O brincar e a arte servem como agentes comunicacionais antes mesmo do ensino da linguagem, ou em outros momentos em que a expressão verbal e a escrita podem falhar em comunicar emoções específicas. Trabalhar a subjetividade do aluno estimula os afetos e serve, também, como um espaço de acolhimento de suas emoções e individualidade.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (link: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/) (BNCC), "a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções".

O Colégio Equipe busca sempre contribuir, ativamente, para o desenvolvimento de seus alunos, com metodologias interativas e por meio de projetos pedagógicos dinâmicos, oficinas e vivências, a fim de ampliar o universo cultural dos alunos. Clique aqui e conheça nosso projeto educacional.