Educação Física EM

Publicada em 13/03/2019

A Educação Física enquanto componente curricular possui importante função a ser cumprida na escola e no desenvolvimento dos estudantes pelas contribuições das práticas corporais e compreensão do movimento humano enquanto manifestação cultural.
As práticas propostas nas aulas devem ser planejadas com intencionalidades e contribuir para a apropriação e a ampliação dos conhecimentos pelo estudante, sujeito ativo e protagonista no processo de aprendizagem.
Desempenha, portanto, um importante papel na formação integral do sujeito, já que as práticas corporais possibilitam a vivência da linguagem em diferentes formas (corporal, visual, sonora, escrita, dentre outras), o que favorece a interação e inclusão entre os estudantes e a possibilidade de reflexão em suas proposições. A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório, desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes propondo a todos:

• A participação em atividades corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.
  • O entendimento da Educação Física enquanto componente curricular, com objetivo de estudo e objetivos de aprendizagem/conteúdos, que estão organizados por ciclos na BNCC e que contemplam as diferentes manifestações da Cultura Corporal de Movimento.
  • Conhecer, valorizar, desfrutar e respeitar a pluralidade das manifestações da Cultura Corporal de Movimento.
  • Exercitar e aprimorar o conceito de cidadania no ambiente escolar, nas aulas e nos ambientes fora do contexto da escola, bem como a reconstrução/ressignificação das práticas corporais com base na função social da escola e suas abrangências e possibilidades.

Todos os segmentos educacionais do Colégio Equipe de Juiz de Fora têm na sua grade curricular aulas de Educação Física com profissionais especializados e experientes.
Particularmente, devido ao maior número de aulas no turno da manhã, nossos alunos do Ensino Médio, têm suas aulas disponibilizadas no turno da tarde seguindo a tabela de esportes abaixo. Cada dia de atividade conta como duas aulas semanais. O aluno (a) poderá escolher qual modalidade que irá participar.

Atenciosamente!
Coordenação Pedagógica 2019.